Grupos de pesquisa, artigos e outras publicações...

ARTIGOS, ENSAIOS, PESQUISAS, LIVROS SELECIONADOS EM 2013, 2014 e 2015:



ARTIGOS, ENSAIOS, PESQUISAS, LIVROS SELECIONADOS EM 2012:


GRUPOS/NÚCLEOS DE PESQUISA SELECIONADOS EM 2012:

Navegando aqui e acolá,  descobri o Laboratório de Cerâmica Artística à Distância coordenado pelo professor Carusto Camargo da UFRGS. 

"O LACAD busca motivá-lo a pratica do fazer cerâmico, a reflexão e construção de sua linguagem poética a partir da especificidade técnica e de seu diálogo com outros ceramistas e artistas internos a este ambiente virtual. Queremos romper a impessoalidade da rede virtual, trazê-lo para dentro de um ateliê ausente de materialidade, motivá-lo a construir fornos alternativos e elétricos e a invadir os cantos de sua casa com suas modelagens e objetos cerâmicos. A página inicial do LACAD elaborada a partir da planta artística de nosso ateliê presencial representa a dinâmica de nossos espaços físicos e poéticos e nossas expectativas de aproximação virtual a outros fazeres, reais e virtuais, noutros cantos e lares e núcleos outros".
(Fonte: site do LACAD - Acessado em: 02/07/2012) 

Vale a pena conferir... click sobre a "logo"!



GRUPOS/NÚCLEOS DE PESQUISA SELECIONADOS EM 2011:
 
NÚCLEO, INFÂNCIA, COMUNICAÇÃO E ARTE (CED/UFSC) http://www.nica.ufsc.br/: tem construído desde sua criação em 1999 uma base considerável de pesquisas sobre as relações entre Infância, Mídia, Cultura e Arte em Santa Catarina, no contexto da elaboração de teses, dissertações, iniciação científica e monografias na UFSC. O grupo possui duas linhas de pesquisa, articuladas entre si pela ênfase que ambas dão: a) à importância da Arte, da Comunicação, da Cultura e do Imaginário Infantil na Educação; b) ao estudo da produção cultural para e especialmente das crianças. Nossos principais referenciais teóricos provêm de campos como os Estudos da Infância, os Estudos Culturais e de Recepção e  a Mídia-Educação.

PORTAL CULTURA INFÂNCIA (PCI) http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php : nasce com a proposta de concentrar num mesmo espaço virtual, o maior número de informações possível a respeito do universo da criança, considerado a partir dos seguintes aspectos: arte, cultura, comunicação e educação. O PCI é dirigido a pesquisadores, educadores, pedagogos, psicólogos, pais, artistas, gestores de cultura, oficineiros, pensadores e interessados de uma maneira geral em contribuir para a construção de uma práxis e de uma visão mais ampla e contemporânea da criança e da infância no Brasil, ou seja, a considerar: a criança, como um agente dinâmico e ativo da sociedade e não um indivíduo sem conteúdo e visão do mundo; a existência de várias infâncias; segundo seu meio social, econômico e cultural; o diálogo e a inter-relação entre as outras faixas etárias e segmentos da sociedade.

REDE ARTE NA ESCOLA http://www.artenaescola.org.br/ : site disponibilizando com debates, textos, eventos e indicações de materiais didáticos para o trabalho com as linguagens da arte da educação infantil ao nivel superior.