ARTIGOS, ENSAIOS, PESQUISAS, LIVROS SELECIONADOS EM 2013, 2014 e 2015:
- terra-Terra: um movimento poético com o barro cozido Artigo. (MESTRADO) / Autora: SOUZA, Maria da Conceição Andrade Souza(Conceição Fernandes).
- LÉVI-STRAUSS, C. A Oleira Ciumenta.pdf Livro para download.
Francisco Brennand: aspectos da construção de uma obra em escultura cerâmica. Autora: Camila da Costa Lima (Livro)
ARTIGOS, ENSAIOS, PESQUISAS, LIVROS SELECIONADOS EM 2012:
- A dimensão ficcional da arte na educação da infância. (Tese de Doutorado) / Autor: Sandra Regina S. Richter
- Os danos ambientais resultantes da extração de argila no bairro Olarias em Teresina - PI (artigo) / Autoras: Mugiany Oliveira Brito Portela e Jaíra Maria Alcobaça Gomes
- Barro e conhecimento : por uma poética humana. (Dissertação de Mestrado) / Autora: Carmen Lúcia S. P. de Barros.
- O sol da terra: o uso do barro em psicoterapia. (livro) / Autor: Àlvaro de Pinheiro Gouvêa.
- Panela de barro preta: a tradição das paneleiras de Goiabeiras, Vitória (ES) (livro) / Autora: Carla Dias
- Noivas da seca: cerâmica popular do vale do Jequitinhonha (livro) / Autor: Lalada Dalglish
- Cerâmica arqueológica da Amazônia: vasilhas da coleção Tapajônica MAE - USP (livro) / Autora: Denise Maria Cavalcante Gomes
- Artefatos de gênero na arte do barro: masculinidades e feminilidades (artigo) / Autora: Sônia M. de Matos
- Experiência poética e linguagem plástica na infância (artigo) / Autora: Sandra R. S. Richter
- A marca da infância: quando o fazer é fingir (artigo) / Autora: Sandra R. S. Richter
GRUPOS/NÚCLEOS DE PESQUISA SELECIONADOS EM 2012:
Navegando aqui e acolá, descobri o Laboratório de Cerâmica Artística à Distância coordenado pelo professor Carusto Camargo da UFRGS.
"O LACAD busca motivá-lo a pratica do fazer cerâmico, a reflexão e
construção de sua linguagem poética a partir da especificidade técnica e
de seu diálogo com outros ceramistas e artistas internos a este
ambiente virtual. Queremos romper a impessoalidade da rede virtual,
trazê-lo para dentro de um ateliê ausente de materialidade, motivá-lo a
construir fornos alternativos e elétricos e a invadir os cantos de sua
casa com suas modelagens e objetos cerâmicos. A página inicial do LACAD
elaborada a partir da planta artística de
nosso ateliê presencial representa a dinâmica de nossos espaços físicos
e poéticos e nossas expectativas de aproximação virtual a outros
fazeres, reais e virtuais, noutros cantos e lares e núcleos outros".
(Fonte: site do LACAD - Acessado em: 02/07/2012)
(Fonte: site do LACAD - Acessado em: 02/07/2012)
Vale a pena conferir... click sobre a "logo"!
GRUPOS/NÚCLEOS DE PESQUISA SELECIONADOS EM 2011:
NÚCLEO, INFÂNCIA, COMUNICAÇÃO E ARTE (CED/UFSC) http://www.nica.ufsc.br/: tem construído desde sua criação em 1999 uma base considerável de pesquisas sobre as relações entre Infância, Mídia, Cultura e Arte em Santa Catarina, no contexto da elaboração de teses, dissertações, iniciação científica e monografias na UFSC. O grupo possui duas linhas de pesquisa, articuladas entre si pela ênfase que ambas dão: a) à importância da Arte, da Comunicação, da Cultura e do Imaginário Infantil na Educação; b) ao estudo da produção cultural para e especialmente das crianças. Nossos principais referenciais teóricos provêm de campos como os Estudos da Infância, os Estudos Culturais e de Recepção e a Mídia-Educação.
PORTAL CULTURA INFÂNCIA (PCI) http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php : nasce com a proposta de concentrar num mesmo espaço virtual, o maior número de informações possível a respeito do universo da criança, considerado a partir dos seguintes aspectos: arte, cultura, comunicação e educação. O PCI é dirigido a pesquisadores, educadores, pedagogos, psicólogos, pais, artistas, gestores de cultura, oficineiros, pensadores e interessados de uma maneira geral em contribuir para a construção de uma práxis e de uma visão mais ampla e contemporânea da criança e da infância no Brasil, ou seja, a considerar: a criança, como um agente dinâmico e ativo da sociedade e não um indivíduo sem conteúdo e visão do mundo; a existência de várias infâncias; segundo seu meio social, econômico e cultural; o diálogo e a inter-relação entre as outras faixas etárias e segmentos da sociedade.
REDE ARTE NA ESCOLA http://www.artenaescola.org.br/ : site disponibilizando com debates, textos, eventos e indicações de materiais didáticos para o trabalho com as linguagens da arte da educação infantil ao nivel superior.