Coisas de arte que vamos descobrindo por aí...

2015

Janeiro/Fevereiro:

Cerâmica / Design: Paulo Lobo

As esculturas cavalos rupestres e bisões são resultados de pesquisas realizadas em diversas fontes sobre forma, volume e cor, com destaque para as inscrições rupestres da Gruta de Lascaux, na França, consideradas como uma das primeiras manifestações artísticas da pré-história e que determinaram a inspiração para a definição do estilo que adotei.
A série pomba de coleira apresenta a interpretação em escultura dessa espécie que hoje repovoa os cerrados do Planalto Central e que estiveram à margem da extinção.
Animais são presenças marcantes nos artefatos utilitários ou decorativos, como identidade e homenagem à natureza.



2013

Maio:

7 artistas, diferentes técnicas e um mural
 – Resultado do “Arte no Muro”

Conheça o projeto da Mona Carvalho Curadoria Independente,
 acesse o link do projeto clicando na imagem




Abril:

Muro: Territórios Compartilhados 

Terceira edição do projeto selecionará sete criadores para residência artística e desenvolvimento de intervenções urbanas em Salvador (BA)

Release:

O projeto Muros: Territórios Compartilhados ultrapassa mais uma vez as fronteiras belo-horizontinas e promove sua terceira edição em Salvador (BA), apresentando como novidade a realização de uma residência artística, que reunirá na capital baiana criadores de todo o país.

Mesmo em novo formato e desbravando outros territórios, a proposta principal do projeto continua sendo a criação de intervenções urbanas que ressignifiquem o muro como mediação simbólica nas cidades. “Os muros constituem-se como barreiras para a circulação das pessoas no espaço urbano, além de delimitar o olhar dos transeuntes. Por meio da arte, buscamos transformar barreira em acesso e limite em abertura”, justifica o coordenador do projeto, Bruno Vilela.

Uma das apostas do coordenador e dos curadores é que o potencial dos muros não se fecha nos grafites e pichações que mais comumente os ocupam. “Pretendemos ampliar a utilização do muro com o fomento a outras linguagens, como instalação, performance, projeção e o que mais os criadores propuserem”, exemplifica Vilela.

Com base nas experiências das edições anteriores, realizadas em Belo Horizonte (MG), em 2011, e Fortaleza (CE), em 2012, a residência promete uma aproximação maior entre os criadores e o objeto de criação proposto. “A ideia é que os trabalhos sejam criados a partir da vivência com um muro, o contexto em que ele se encontra, as pessoas que convivem com ele no dia a dia. A princípio, o criador é colocado para fora pelo muro e, para realizar seu trabalho, precisa criar uma série de relações, a começar pelo proprietário, de quem precisa obter autorização, até um pedreiro ou outro profissional de que venha a necessitar para executar seu trabalho”, explica o coordenador.

Inscrições
Até 16 de março, criadores de todo o Brasil, inclusive de Salvador (BA), podem se inscrever na terceira edição do projeto Muros: Territórios Compartilhados. O edital pode ser consultado no site muros.art.br.

As inscrições são gratuitas e também podem ser feitas no site do projeto. Para se inscrever, é preciso apresentar um projeto de pesquisa em intervenção urbana tendo muros como estrutura, a ser desenvolvida e executada durante a residência em Salvador (BA), em abril, além de currículo e portfólio. Após o preenchimento do formulário, é preciso enviar um e-mail para contato@muros.art.br informando que a inscrição foi feita.

Serão selecionados sete criadores, avaliados por um júri composto pelos três curadores desta edição. Cada selecionado receberá passagens de ida e volta para Salvador, hospedagem em moradia coletiva e uma verba de R$ 3.000 para alimentação, produção e execução da intervenção, incluindo pró-labore.

Residência
Os criadores selecionados dividirão uma casa em Salvador durante a residência, que terá duração de 30 dias, entre 1º e 30 de abril. Serão três semanas dedicadas ao desenvolvimento das pesquisas, com orientação dos três curadores, e uma semana para a execução e apresentação das intervenções ao público.

No encerramento das atividades da terceira edição do projeto Muros: Territórios Compartilhados, será realizado um seminário para reverberar e fomentar reflexões sobre as intervenções criadas nos muros da cidade, a residência e demais aspectos do projeto.

As intervenções serão registradas em vídeo e reunidas em um catálogo, que serão disponibilizados no site do projeto (muros.art.br).

O projeto
Criado para promover a produção, o pensamento e o diálogo sobre arte em espaço público, o projeto Muros: Territórios Compartilhados é coordenado por Bruno Vilela e realizado pelo EXA (Espaço Experimental de Arte), com sede em Belo Horizonte (MG). Já teve edições na capital mineira, em 2011, e em Fortaleza (CE), em 2012. O projeto foi contemplado no Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais - 9ª Edição para a realização de sua terceira edição, em Salvador (BA), no primeiro semestre de 2013.


SERVIÇO:
Muros: Territórios Compartilhados – 3ª edição – Salvador (BA) 
Inscrições: de 16 de janeiro a 16 de março de 2013 
Edital e formulário de inscrição: muros.art.br 
Assessoria de Imprensa:
Débora Fantini
(31) 3234-6135 home office
(31) 8873-2003 celular Oi
assessoria@muros.art.br

(Informações disponíveis em:http://muros.art.br/?page_id=17 Acessado em: 01/05/2013)


Animação com argila!

acesse o link do projeto clicando na imagem

"Com direção de Michael Ramsey, bonecos de argila criados pelo artista John Grigsby e mais de 4.000 fotos iluminadas por luz de vela, a animação “Plato’s Allegory of the Cave” (A Alegoria da Caverna de Platão) mostra o que o nome já diz, o Mito da Caverna de Platão, contida em sua obra “A República“. A obra é um diálogo entre o mestre de Platão, o filósofo Sócrates, e o irmão de Platão, Glaucon, no início do Livro VII. Segue abaixo o vídeo, de 3min11seg, originalmente em inglês, mas com a descrição da alegoria logo abaixo, em português, do texto da Wikipedia".

Conheça outras animações de Jonh Grigsby 



2012


Olá pessoal!

Considerando que este ano o projeto está centrado em fazer arte no muro com os bebês empregando de modo privilegiado a terra, vamos postar aqui materiais (co)relacionados a esta materialidade. Os materiais aqui postados buscam incentivar a pesquisa, ampliar e complexificar nosso conhecimento a respeito da arte criada com este "hormônio da imaginação", como nos fala Gaston Bachelard, nutrindo nossa força imaginativa e subsidiando o nosso fazer pedagógico e artístico com as crianças.


 Imagem: cerâmica dos índios Waurás do Alto Xingu na Amazônia - Brasil.
Quer saber mais? Clik sobre a imagem.

 Setembro, 2012 

Ritual da Imagem: Arte Asurini do Xingu - ceramica 

 O uso e trabalho com o barro na sociedade indígena Asurini – Xingu (Vìdeo disponìvel no Youtube).





Você conhece a  Associação Brasileira de Cerâmica? Viste o site e encontre além de dicas sobre o trabalho em cerâmica, a divulgação de eventos que estão no país.


 
 Imagem disponìvel em: http://www.ceramicatiba.com/about  Acessado em: 14/09/2012

 

Agosto, 2012



VIDA E OBRA: Mestre Vitalino 


 
http://www.revistacontinente.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/08/MESTRE-VITALINO-artesanato-01.jpg

 




Julho, 2012




Você conhece as obras em cerâmica de Francisco Brennand? Aprecie algumas delas....







    Fonte das imagens: site oficial do artista


                                  Aproximações: o artista e sua obra


 "Biografia

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand (Recife PE 1927). Ceramista, escultor, desenhista, pintor, tapeceiro, ilustrador, gravador. Inicia sua formação em 1942, aprendendo a modelar com Abelardo da Hora (1924). Posteriormente, recebe orientação em pintura de Álvaro Amorim (19-?) e Murilo Lagreca (1899 - 1985). No fim dos anos 1940, pinta principalmente naturezas-mortas, realizadas com grande simplificação formal. Em 1949, viaja para a França, incentivado por Cicero Dias (1907 - 2003). Freqüenta cursos com André Lhote (1885 - 1962) e Fernand Léger (1881 - 1955) em Paris, em 1951. Conhece obras de Pablo Picasso (1881 - 1973) e Joán Miró (1893 - 1983) e descobre na cerâmica seu principal meio de expressão. Entre 1958 a 1999, realiza diversos painéis e murais cerâmicos em várias cidades do Brasil e dos Estados Unidos. Em 1971, inicia a restauração de uma velha olaria de propriedade paterna, próxima a Recife, transformando-a em ateliê, onde expõe permanentemente objetos cerâmicos, painéis e esculturas. Em 1993, é realizada grande retrospectiva de sua produção na Staatliche Kunsthalle, em Berlim. É publicado o livro Brennand, pela editora Métron, com texto de Olívio Tavares de Araújo, em 1997. Em 1998, é realizada a retrospectiva Brennand: Esculturas 1974-1998, na Pinacoteca do Estado - Pesp, em São Paulo. Desde os anos 1990, são lançados vários vídeos sobre sua obra, entre eles, Francisco Brennand: Oficina de Mitos, pela Rede Sesc/Senac de Televisão, em 2000.



Comentário Crítico

Francisco Brennand inicia sua carreira como pintor e escultor no fim da década de 1940. Em seus quadros, pinta flores e frutos que parecem flutuar no espaço pictórico, realizados com linhas simplificadas e cores puras. Posteriormente, descobre seu meio de expressão na cerâmica, incentivado por obras de Pablo Picasso (1881 - 1973), Joán Miró (1893 - 1983) e Léger (1881 - 1955), que conhece durante uma estada em Paris. Em 1971, reforma a fábrica de cerâmica de seu pai, próxima a Recife, então quase abandonada, transformando-a em um ateliê, que povoa de seres fantásticos, representados em relevos, painéis, objetos cerâmicos e esculturas.

O artista trabalha a cerâmica não só com a forma mas também com a cor. Obtém uma grande quantidade de tonalidades por meio das variações de temperatura que atuam sobre os pigmentos durante a queima das peças.

As esculturas de Brennand apresentam o caráter de tótens, ou se relacionam a signos da tradição popular. Em muitas obras, apresenta criaturas aterradoras, monstros, seres deformados ou que revelam um caráter trágico. Algumas esculturas estão ligadas a rituais de fertilidade, de culturas arcaicas, apresentando um caráter fortemente sexual. Produz figuras que freqüentemente têm um aspecto trágico, cuja estranheza é acentuada pelo acabamento rude". (Fonte: Inciclopédia Itaú Cultural  - artes visuais 02/07/2012)



Ficou MARAVILHADO, CURIOSO, QUER NUTRIR SUA IMAGINAÇÃO, NAVEGAR COM EMOÇÃO? 

Click sobre a logo...





____________________


Quer conhecer o BÊ-Á-BÁ  DA CERÂMICA ?  Click aqui!


_______________________________

  
Navegando aqui e acolá,  descobri o Laboratório de Cerâmica Artística à Distância coordenado pelo professor Carusto Camargo da UFRGS. 

"O LACAD busca motivá-lo a pratica do fazer cerâmico, a reflexão e construção de sua linguagem poética a partir da especificidade técnica e de seu diálogo com outros ceramistas e artistas internos a este ambiente virtual. Queremos romper a impessoalidade da rede virtual, trazê-lo para dentro de um ateliê ausente de materialidade, motivá-lo a construir fornos alternativos e elétricos e a invadir os cantos de sua casa com suas modelagens e objetos cerâmicos. A página inicial do LACAD elaborada a partir da planta artística de nosso ateliê presencial representa a dinâmica de nossos espaços físicos e poéticos e nossas expectativas de aproximação virtual a outros fazeres, reais e virtuais, noutros cantos e lares e núcleos outros".
(Fonte: site do LACAD - 02/07/2012) 

 Vale a pena conferir... click sobre a "logo"!


_____________________________________

  
Maio / Junho, 2012 

O bolsista do projeto, Lucas A. Vaz de Mello (BOLSA CULTURA - SECULT /UFSC), realizou um levantamento de materiais sobre arte-barro (com foco na região nordeste do Brasil) que  aqui disponibilizamos para vocês.


Documentário Barro Duro traz as diversas etapas de produção do artesanato, desde a coleta até a queima das peças. Excelente trabalho com o objetivo de retratar a arte, o artesão e a histórias por trás de cada peça. Divididos em três partes, cada qual com suas particularidades que sensibilizam qualquer pessoa. O documentário foi construído em Maragojipinho, interior da Bahia.


ARTE DO BARRO TRANSFORMA VIDAS 
a reportagem, embora um pouco desatualizada, traz informações de alguns artistas do barro em Cariri (Ceará) e como essa matéria prima mudou suas vidas. O contato com a arte e a subjetividade conduzem suas formas de trabalho.

BARROS ARTES
alguns artistas se unem e fundam a Barros Artes, um grupo  que oferece cursos, eventos, projetos, exposições e ainda participam de vários encontros pelo Brasil com o uso do barro de referência. 

ARTE POPULAR NORDESTINA: ANA DAS CARRANCAS, A DAMA DO BARRO 
o artigo apresentado no link descreve a trajetória dos artistas do barro na região de Petrolina, Pernambuco, dando destaque à artesã Ana das Carrancas, que usava o barro em seus trabalhos. 

NORDESTE - CALHETAS E BANHO DE ARGILA (PE) 
aqui encontramos o relato de uma viajante nos leva à Praia de Calhetas, na cidade de Cabo de Santo Agostinho, localizada a 41km de Recife. Esta praia é conhecida e indicada por seus banhos de argila e as esculturas da cidade são moldadas também com o uso do barro. O arquivo pessoal de fotos é altamente convidativo à visita e exploração do lugar.

MUSEU DE ARTE POPULAR (Recife) 
blog do Museu de Arte Popular do Estado de Pernambuco. O museu traz peças de diversas complexidades com o uso de barro e madeira
o vídeo traz uma reportagem televisiva sobre uma oficina de artesanato de barro em Maranguape, no Ceará. Artistas e o trabalho na oficina são apresentados marcando a relação do processo de criação com o barro, com o registro artesanal do cotidiano nordestino e a geração de empregos em Maranguape.

___________________________________________________________________________
                                                   
 2011

As "Catedrais de vidro" - Glass Cathedrals - criadas pela artista Lisa Swerling em pequenas caixas com frente de vidro, rementem às cenas cotidianas com humor, ludicidade e poética instigando nossa curiosidade, imaginação e reflexão. 

Segundo a artista, a fonte de inspiração das Catedrais são pensamentos pessoais  que iniciam ainda na sua infância como, por xemplo:“ Por que eu tenho que arrumar meu quarto? Ajuda, eu vou morrer um dia. Eu não quero pular na piscina, mas eu vou de qualquer maneira. Yay brilho,! etc Como um monte de gente, eu tenho estes momentos de inspiração sobre o que é ser um ser humano engraçado viajar neste planeta grande. O que fazer com estes pensamentos? Comecei a colocar o meu em caixas ...”
Já “o conceito de Catedral de Vidro é tirado de um episódio no livro de Peter Carey Oscar e Lucinda - uma igreja de vidro em tamanho real, feita por missionários no outback australiano, que é vista flutuando em um rio. A libélula presa colide contra as paredes tentando escapar, cego para o conceito de vidro. Há uma colisão paralela entre a seriedade com que encaramos as nossas vidas, e as limitações da nossa compreensão. A grande maioria de nós pode ter empatia com as lutas das figuras existencial. E também rir”.

  Sobre o trabalho de Lisa Swerling o artblog postou os eguinte comentário: Não sei se estamos concretamente no campo da arte ou do gabinete de curiosidades ou do brinquedo ou do artesanato”(In: http://artblg.blogspot.com/2011/08/lisa-swerling-glass-cathedrals.htmlAcessado em: 18/09/2011).