2015
Janeiro/Fevereiro:
Cerâmica / Design: Paulo Lobo
As esculturas cavalos rupestres e bisões são resultados de pesquisas realizadas em diversas fontes sobre forma, volume e cor, com destaque para as inscrições rupestres da Gruta de Lascaux, na França, consideradas como uma das primeiras manifestações artísticas da pré-história e que determinaram a inspiração para a definição do estilo que adotei.
A série pomba de coleira apresenta a interpretação em escultura dessa espécie que hoje repovoa os cerrados do Planalto Central e que estiveram à margem da extinção.
Animais são presenças marcantes nos artefatos utilitários ou decorativos, como identidade e homenagem à natureza.
Animais são presenças marcantes nos artefatos utilitários ou decorativos, como identidade e homenagem à natureza.
2013
Maio:
7 artistas, diferentes técnicas e um mural
– Resultado do “Arte no Muro”
– Resultado do “Arte no Muro”
Conheça o projeto da Mona Carvalho Curadoria Independente,
acesse o link do projeto clicando na imagem
acesse o link do projeto clicando na imagem
Abril:
Muro: Territórios Compartilhados
Terceira edição do projeto selecionará sete criadores para residência artística e desenvolvimento de intervenções urbanas em Salvador (BA)
Release:
O
projeto Muros: Territórios
Compartilhados ultrapassa mais uma vez as fronteiras belo-horizontinas e
promove sua terceira edição em Salvador (BA), apresentando como novidade a
realização de uma residência artística, que reunirá na capital baiana criadores
de todo o país.
Mesmo
em novo formato e desbravando outros territórios, a proposta principal do
projeto continua sendo a criação de intervenções urbanas que ressignifiquem o
muro como mediação simbólica nas cidades. “Os muros constituem-se como
barreiras para a circulação das pessoas no espaço urbano, além de delimitar o
olhar dos transeuntes. Por meio da arte, buscamos transformar barreira em acesso e limite em
abertura”, justifica o coordenador do projeto, Bruno Vilela.
Uma
das apostas do coordenador e dos curadores é que o potencial dos muros não se
fecha nos grafites e pichações que mais comumente os ocupam. “Pretendemos ampliar a utilização do muro com o
fomento a outras linguagens, como instalação, performance, projeção e o que
mais os criadores propuserem”, exemplifica Vilela.
Com
base nas experiências das edições anteriores, realizadas em Belo Horizonte
(MG), em 2011, e Fortaleza (CE), em 2012, a residência promete uma aproximação
maior entre os criadores e o objeto de criação proposto. “A ideia é que os
trabalhos sejam criados a partir da vivência com um muro, o contexto em que ele
se encontra, as pessoas que convivem com ele no dia a dia. A princípio, o criador é colocado para fora pelo
muro e, para realizar seu trabalho, precisa criar uma série de relações, a
começar pelo proprietário, de quem precisa obter autorização, até um pedreiro
ou outro profissional de que venha a necessitar para executar seu trabalho”,
explica o coordenador.
Inscrições
Até
16 de março, criadores de todo o Brasil, inclusive de Salvador (BA), podem se
inscrever na terceira edição
do projeto Muros: Territórios
Compartilhados. O edital pode ser consultado no site muros.art.br.
As
inscrições são gratuitas e também podem ser feitas no site do projeto. Para se
inscrever, é preciso apresentar um projeto de pesquisa em intervenção urbana
tendo muros como estrutura, a ser desenvolvida e executada durante a residência
em Salvador (BA), em abril, além de currículo e portfólio. Após o preenchimento do formulário, é preciso enviar
um e-mail para contato@muros.art.br informando que a inscrição foi feita.
Serão
selecionados sete criadores, avaliados por um júri composto pelos três
curadores desta edição. Cada selecionado receberá passagens de ida e volta para
Salvador, hospedagem em moradia coletiva e uma verba de R$ 3.000 para
alimentação, produção e execução da intervenção, incluindo pró-labore.
Residência
Os
criadores selecionados dividirão uma casa em Salvador durante a residência, que
terá duração de 30 dias, entre 1º e 30 de abril. Serão três semanas dedicadas
ao desenvolvimento das pesquisas, com orientação dos três curadores, e uma
semana para a execução e apresentação das intervenções ao público.
No
encerramento das atividades da terceira edição do projeto Muros: Territórios Compartilhados, será realizado um seminário para
reverberar e fomentar reflexões sobre as intervenções criadas nos muros da
cidade, a residência e demais aspectos do projeto.
As
intervenções serão registradas em vídeo e reunidas em um catálogo, que serão disponibilizados
no site do projeto (muros.art.br).
O projeto
Criado
para promover a produção, o pensamento e o diálogo sobre arte em espaço
público, o projeto Muros: Territórios
Compartilhados é coordenado por Bruno Vilela e realizado pelo EXA (Espaço
Experimental de Arte), com sede em Belo Horizonte (MG). Já teve edições na
capital mineira, em 2011, e em Fortaleza (CE), em 2012. O projeto foi
contemplado no Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais - 9ª Edição para
a realização de sua terceira edição, em Salvador (BA), no primeiro semestre de
2013.
SERVIÇO:
Muros:
Territórios Compartilhados – 3ª edição – Salvador (BA)
Inscrições:
de 16 de
janeiro a 16 de março de 2013
Edital e
formulário de inscrição: muros.art.br
Assessoria
de Imprensa:
Débora Fantini
(31) 3234-6135 home office
(31) 8873-2003 celular Oi
assessoria@muros.art.br
(Informações disponíveis em:http://muros.art.br/?page_id=17 Acessado em: 01/05/2013)
Animação com argila!
acesse o link do projeto clicando na imagem
"Com direção de Michael Ramsey, bonecos de argila criados pelo artista John Grigsby e mais de 4.000 fotos iluminadas por luz de vela, a animação “Plato’s Allegory of the Cave” (A Alegoria da Caverna de Platão) mostra o que o nome já diz, o Mito da Caverna de Platão, contida em sua obra “A República“. A obra é um diálogo entre o mestre de Platão, o filósofo Sócrates, e o irmão de Platão, Glaucon, no início do Livro VII. Segue abaixo o vídeo, de 3min11seg, originalmente em inglês, mas com a descrição da alegoria logo abaixo, em português, do texto da Wikipedia".
2012
Olá pessoal!
Considerando que este ano o projeto está centrado em fazer arte no muro com os bebês empregando de modo privilegiado a terra, vamos postar aqui materiais (co)relacionados a esta materialidade. Os materiais aqui postados buscam incentivar a pesquisa, ampliar e complexificar nosso conhecimento a respeito da arte criada com este "hormônio da imaginação", como nos fala Gaston Bachelard, nutrindo nossa força imaginativa e subsidiando o nosso fazer pedagógico e artístico com as crianças.
Imagem: cerâmica dos índios Waurás do Alto Xingu na Amazônia - Brasil.
Quer saber mais? Clik sobre a imagem.
Setembro, 2012
Ritual da Imagem: Arte Asurini do Xingu - ceramica
O uso e trabalho com o barro na sociedade indígena Asurini – Xingu (Vìdeo disponìvel no Youtube).
Você conhece a Associação Brasileira de Cerâmica? Viste o site e encontre além de dicas sobre o trabalho em cerâmica, a divulgação de eventos que estão no país.
Imagem disponìvel em: http://www.ceramicatiba.com/about Acessado em: 14/09/2012
Agosto, 2012
VIDA E OBRA: Mestre Vitalino
Julho, 2012
Você conhece as obras em cerâmica de Francisco Brennand? Aprecie algumas delas....
Fonte das imagens: site oficial do artista
Aproximações: o artista e sua obra
"Biografia
Francisco
de Paula Coimbra de Almeida Brennand (Recife PE 1927). Ceramista,
escultor, desenhista, pintor, tapeceiro, ilustrador, gravador. Inicia
sua formação em 1942, aprendendo a modelar com Abelardo da Hora (1924). Posteriormente, recebe orientação em pintura de Álvaro Amorim (19-?) e Murilo Lagreca (1899 - 1985). No fim dos anos 1940, pinta principalmente naturezas-mortas, realizadas com grande simplificação formal. Em 1949, viaja para a França, incentivado por Cicero Dias (1907 - 2003).
Freqüenta cursos com André Lhote (1885 - 1962) e Fernand Léger (1881 -
1955) em Paris, em 1951. Conhece obras de Pablo Picasso (1881 - 1973) e
Joán Miró (1893 - 1983) e descobre na cerâmica
seu principal meio de expressão. Entre 1958 a 1999, realiza diversos
painéis e murais cerâmicos em várias cidades do Brasil e dos Estados
Unidos. Em 1971, inicia a restauração de uma velha olaria de propriedade
paterna, próxima a Recife, transformando-a em ateliê, onde expõe
permanentemente objetos cerâmicos, painéis e esculturas. Em 1993, é
realizada grande retrospectiva de sua produção na Staatliche Kunsthalle,
em Berlim. É publicado o livro Brennand, pela editora Métron,
com texto de Olívio Tavares de Araújo, em 1997. Em 1998, é realizada a
retrospectiva Brennand: Esculturas 1974-1998, na Pinacoteca do Estado - Pesp, em São Paulo. Desde os anos 1990, são lançados vários vídeos sobre sua obra, entre eles, Francisco Brennand: Oficina de Mitos, pela Rede Sesc/Senac de Televisão, em 2000.
Comentário Crítico
Francisco
Brennand inicia sua carreira como pintor e escultor no fim da década de
1940. Em seus quadros, pinta flores e frutos que parecem flutuar no
espaço pictórico, realizados com linhas simplificadas e cores puras.
Posteriormente, descobre seu meio de expressão na cerâmica,
incentivado por obras de Pablo Picasso (1881 - 1973), Joán Miró (1893 -
1983) e Léger (1881 - 1955), que conhece durante uma estada em Paris.
Em 1971, reforma a fábrica de cerâmica de seu pai, próxima a Recife,
então quase abandonada, transformando-a em um ateliê, que povoa de seres
fantásticos, representados em relevos, painéis, objetos cerâmicos e
esculturas.
O artista trabalha a cerâmica não só com a forma mas
também com a cor. Obtém uma grande quantidade de tonalidades por meio
das variações de temperatura que atuam sobre os pigmentos durante a
queima das peças.
As esculturas de Brennand apresentam o caráter de
tótens, ou se relacionam a signos da tradição popular. Em muitas obras,
apresenta criaturas aterradoras, monstros, seres deformados ou que
revelam um caráter trágico. Algumas esculturas estão ligadas a rituais
de fertilidade, de culturas arcaicas, apresentando um caráter fortemente
sexual. Produz figuras que freqüentemente têm um aspecto trágico, cuja
estranheza é acentuada pelo acabamento rude". (Fonte: Inciclopédia Itaú Cultural - artes visuais 02/07/2012)
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Navegando aqui e acolá, descobri o Laboratório de Cerâmica Artística à Distância coordenado pelo professor Carusto Camargo da UFRGS.
"O LACAD busca motivá-lo a pratica do fazer cerâmico, a reflexão e
construção de sua linguagem poética a partir da especificidade técnica e
de seu diálogo com outros ceramistas e artistas internos a este
ambiente virtual. Queremos romper a impessoalidade da rede virtual,
trazê-lo para dentro de um ateliê ausente de materialidade, motivá-lo a
construir fornos alternativos e elétricos e a invadir os cantos de sua
casa com suas modelagens e objetos cerâmicos. A página inicial do LACAD
elaborada a partir da planta artística de
nosso ateliê presencial representa a dinâmica de nossos espaços físicos
e poéticos e nossas expectativas de aproximação virtual a outros
fazeres, reais e virtuais, noutros cantos e lares e núcleos outros".
(Fonte: site do LACAD - 02/07/2012)
(Fonte: site do LACAD - 02/07/2012)
Vale a pena conferir... click sobre a "logo"!
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Maio / Junho, 2012
Documentário Barro Duro
traz as diversas etapas de produção do artesanato, desde a coleta até a queima
das peças. Excelente trabalho com o objetivo de retratar a arte, o artesão e a
histórias por trás de cada peça. Divididos em três partes, cada qual com suas
particularidades que sensibilizam qualquer pessoa. O documentário foi
construído em Maragojipinho, interior da Bahia.
ARTE DO BARRO TRANSFORMA VIDAS
a reportagem, embora um pouco desatualizada, traz informações de alguns artistas do barro em Cariri (Ceará) e como essa matéria prima mudou suas vidas. O contato com a arte e a subjetividade conduzem suas formas de trabalho.
BARROS ARTES
alguns
artistas se unem e fundam a Barros Artes, um grupo que oferece cursos, eventos, projetos,
exposições e ainda participam de vários encontros pelo Brasil com o uso do
barro de referência.
ARTE POPULAR NORDESTINA: ANA DAS CARRANCAS, A DAMA DO BARRO
o
artigo apresentado no link descreve a trajetória dos artistas do barro na
região de Petrolina, Pernambuco, dando destaque à artesã Ana das Carrancas, que
usava o barro em seus trabalhos.
NORDESTE - CALHETAS E BANHO DE ARGILA (PE)
aqui
encontramos o relato de uma viajante nos leva à Praia de Calhetas, na cidade de
Cabo de Santo Agostinho, localizada a 41km de Recife. Esta praia é conhecida e
indicada por seus banhos de argila e as esculturas da cidade são moldadas
também com o uso do barro. O arquivo pessoal de fotos é altamente convidativo à
visita e exploração do lugar.
MUSEU DE ARTE POPULAR (Recife)
blog do Museu de Arte Popular do Estado de Pernambuco. O museu traz peças de diversas complexidades com o uso de barro e madeira.
blog do Museu de Arte Popular do Estado de Pernambuco. O museu traz peças de diversas complexidades com o uso de barro e madeira.
o vídeo traz uma reportagem televisiva sobre uma oficina de artesanato de barro em
Maranguape, no Ceará. Artistas e o trabalho na oficina são apresentados marcando a relação do processo de criação com o
barro, com o registro artesanal do cotidiano nordestino e a geração de empregos em Maranguape.
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2011
As "Catedrais de vidro" - Glass Cathedrals - criadas pela artista Lisa Swerling em pequenas caixas com frente de vidro, rementem às cenas cotidianas com humor, ludicidade e poética instigando nossa curiosidade, imaginação e reflexão.
Segundo a artista, a fonte de inspiração das Catedrais são pensamentos pessoais que iniciam ainda na sua infância como, por xemplo:“ Por que eu tenho que arrumar meu quarto? Ajuda, eu vou morrer um dia. Eu não quero pular na piscina, mas eu vou de qualquer maneira. Yay brilho,! etc Como um monte de gente, eu tenho estes momentos de inspiração sobre o que é ser um ser humano engraçado viajar neste planeta grande. O que fazer com estes pensamentos? Comecei a colocar o meu em caixas ...”
Sobre o trabalho de Lisa Swerling o artblog postou os eguinte comentário: “Não sei se estamos concretamente no campo da arte ou do gabinete de curiosidades ou do brinquedo ou do artesanato”(In: http://artblg.blogspot.com/2011/08/lisa-swerling-glass-cathedrals.htmlAcessado em: 18/09/2011).